OUTRAS
Orgão:
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT
Modalidade:
PREGÃO ELETRÔNICO
Número:
25/SMIT/2020
Processo:
6023.2020/0000838-0
Publicado em:
08/12/2020
Síntese da Publicação
Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020 - Interessado: Telsinc Comércio de Equipamentos de Informática Ltda. - Ordem de Compra: 801018801002020OC00059 - ATA DE ESCLARECIMENTO e DELIBERAÇÃO - Aos 07 dias do mês de dezembro de 2020, na Cidade de São Paulo, reuniram-se os membros ao final nomeados da Comissão Permanente de Licitação nº 01, a seguir designada simplesmente Comissão, para apreciar o pedido de esclarecimento formulado por "Telsinc Comércio de Equipamentos de Informática Ltda." diante do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020, conforme segue: "Questionamento 01: Entendemos que os serviços previsto em nuvem prestados pela CONTRATADA serão somente os especificados no edital conforme Tabela 1 - Serviços de Computação em nuvem e Tabela 2 - Capacitação. Está correto nosso entendimento?; Questionamento 02: Entendemos que o preço da Capacitação/Treinamento (Conforme Tabela 2) deverá estar diluído dentro dos valores unitários da Tabela 1 - Serviços de Computação em nuvem. Nosso entendimento está correto? Se sim, sugerimos a separação destes valores em outra tabela de preço, pois os mesmos irão elevar o custo unitário dos serviços em nuvem e outro ponto importante é que a classificação fiscal/impostos são diferentes; Questionamento 03: Entendemos que os valores dos serviços técnicos deverão ter seus custo diluído dentro dos valores unitários da Tabela 1 - Serviços de Computação em nuvem. Nosso entendimento está correto? Se sim, sugerimos a separação destes valores em outra tabela ou uma nova coluna na atual tabela 1 de preços, pois os mesmos tem classificação fiscal/impostos diferentes; Questionamento 04: Conforme o item de GESTÃO DE NUVEM na página 38 entendemos que a gestão do ambiente através da ferramenta de gestão de Nuvem será de responsabilidade da CONTRATANTE. Não havendo a necessidade de recursos da CONTRATADA para essa tarefa. Está correto nosso entendimento? Ferramenta de Gestão de Nuvem Deverá ser disponibilizado pela CONTRATADA acesso à ferramenta de gestão de nuvem do provedor de nuvem contratado, com funcionalidades e informações para gerenciamento, operação, configuração e manutenção dos serviços descritos no item 4; Questionamento 05: Entendemos que para a aplicação de glosa no item NÍVEIS MÍNIMOS DE SERVIÇO (NMS) da página 43, a mesma será por item não atendido, e não pelo valor global mensal. Exemplo: O Item 1 da Tabela 1 - "Máquina Virtual de Uso Geral - Linux", caso uma única máquina virtual tenha indisponibilidade, somente será glosada da fatura mensal sobre o percentual de indisponibilidade desta máquina. Está correto o nosso entendimento?; Questionamento 06: Conforme o item de SUPORTE TÉCNICO na página 40, entendemos que a CONTRATA deverá prestar somente serviços de suporte técnico relativos à disponibilidade dos serviços contratados, onde não estão incluídos os serviços de gerenciamento de: Sistemas Operacionais, Banco de dados, Repositório de códigos gerenciado , Serviço de registro de contêineres - Registry e Serviço de orquestração de contêineres. Entendemos ainda, que a CONTRATANTE já possui equipe especializada para realização dos serviços citados anteriormente. Está correto nosso entendimento? A CONTRATADA deverá prestar serviços de Suporte Técnico relativos à disponibilidade dos serviços contratados, em regime integral, ou seja, disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia, 07 (sete) dias por semana, em linguagem Português - Brasil; Questionamento 07: item 21.4.4 - multa por problemas técnicos - Entendemos a penalidade máximo por quebra de SLA de disponibilidade do ambiente será de 10% sobre o valor em USN dos itens de configuração indisponíveis. Estamos corretos?; Questionamento 08: Termo de Referencia - Caberá à CONTRATADA firmar os contratos associados com o provedor de nuvem para utilização dos serviços de computação nuvem que venham a ser utilizados pela CONTRATANTE.Os provedores de nuvem para venda de grandes volumes de licenciamento cloud ao Governo firmam acordo diretamente com a Contratante (SMIT), cabendo a Contratada o papel de broker/intermediadora/integradora da solução. Podemos entender que o contrato da cloud provider será com a Contratante e a Contratada caberá o papel de suportar a solução conforme requisito do edital? o contrato da cloud provider será com a Contratante e a Contratada será a integradora da solução?; Questionamento 09: Termo de Referencia - A CONTRATADA deverá disponibilizar uma ou mais contas no(s) provedor(es) em nome da CONTRATANTE, por meio da qual serão provisionados os serviços descritos na Tabela 1 deste Termo de Referência. Para disponibilizar a assinatura/conta em nome da Contratante ela deve ter o contrato com a Cloud Provider. Entendemos que a Contratante é quem terá o contrato com a Cloud Provider e a Contratada será a integradora da solução(Conforme questão anterior). Estamos corretos?; Questionamento 10: USN - custos de licenciamento de ferramenta da gestão multinuvem de que trata o item 5.1, se for o caso. Entendemos que a ferramenta multinuvem não é um requisito obrigatório, podendo ser fornecida ou não como complemento ao portal nativo do Cloud Provider se este cumprir os requisitos. Estamos corretos?; Questionamento 11: Termo de Referencia - Esses serviços não são exaustivos, e indicam essencialmente uma previsao de consumo dos serviços por parte da CONTRATADA em um intervalo de até 1 ano. Entendemos que outros recursos do Cloud Provider poderão ser utilizados, como imagens de servidores virtuais. Como a Contratada realizará o pagamento de um recurso utilizado e não previsto em USN na tabela 1? A utilização da calculadora de preços nativa do Cloud Provider aliada a uma formula chegar o preço em USN atende a necessidade de precificar itens foram da Tabela 1?; Questionamento 12: USN - Para fins de esclarecimento, a CONTRATANTE usou a métrica 1 USN = R$6,20851, que se refere à cotação do dólar comercial do Banco Central do Brasil de 01/10/2020 (R$5,6441) acrescido de 10% de taxa hedge cambial) para montagem da expectativa de custos abaixo. Cabe à CONTRATADA estipular a sua própria conversão USN = Real para cálculo do valor total do contrato. Pedimos esclarecer uma dúvida importante sobre a precificação: o Valor Máximo por USN contido na Tabela 1 deve ser mantido e portanto devemos precificar 1(uma) USN? Ou o preço de 1 (uma) USN deve ser mantido no sugerido ($6,20851) e devemos ajustar o Valor Máximo por USN na planilha de preço? Ou ainda podemos ajustar ambos? O valor final da proposta será o mesmo sempre, porém se for permitido alterar o Valor Máximo por USN será possível melhor ajuste ao custo da Cloud Provider com diminuição dos preços finais; Questionamento 13: Termo de Referencia - As máquinas virtuais devem ser fornecidas com disco destinado ao boot e hospedagem do sistema operacional. A capacidade do disco deve ser suficiente para atender aos requisitos de sistema operacional e seus processos de manipulação de memória. Na USN da máquina virtual deve estar contido o preço para o storage destinado ao Sistema Operacional? Ou o valor será computado nas USNs de Storage (linhas 7 e 8 da tabela 1).?; Questionamento 14: Termo de Referencia - Deverá ser possível provisionar novas máquinas virtuais a partir de serviços/softwares oferecidos por meio de uma funcionalidade de marketplace. A política de preços de serviços ofertados por terceiros via Marketplace não pode ser gerenciada pela Contratada. É mantida em moeda estrangeira sem prévio aviso de mudanças conforme definição do responsável pelo serviço/produto ofertado. Como a Contratante irá realizar os pagamentos de serviços consumidos através da loja Marketplace quando não previstos na Tabela 1?; Questionamento 15: Termo de Referencia - A CONTRATANTE poderá solicitar, a qualquer momento, o redimensionamento vertical de uma ou mais máquinas virtuais, alterando sua configuração de processador ou memória (conhecido como processo de "scale-up" ou "scale-down"), respeitando os tipos/formatos de máquinas virtuais pré-estabelecidos no catálogo da CONTRATADA, bem como a proporcionalidade do consumo realizado no mês em que ocorreu tal alteração. Entendemos que a Contratante fará as mudanças e configurações diretamente através da console de gerenciamento ou API. A Contratada deverá atuar somente solicitações de incidentes e nunca em solicitações de mudanças ou implementações. Estamos corretos? Caso a Contratada deve atuar em implementações ou mudança pedimos que informem o número estimado de chamados mensais com este perfil. Caso não seja possível a chegar a esta estimativa pedimos que informem qual a porcentagem de todo o ambiente a Contratada deverá realizar implementações e mudanças; Questionamento 16: Termo de Referencia - Todo serviço de armazenamento de dados ofertado pela CONTRATADA deverá ser TOTALMENTE redundante (com cópia idêntica para mais de um local de armazenamento) (...). Pedimos que especifiquem com maiores detalhes o requerimento. Precisam que qualquer dado armazenado em um disco (HDD/SSD) seja replicado para outro data center e seja acessível? Os grandes Cloud Provider mencionados neste edital (GCP, AWS e Azure) realizam copias dos dados internamente para proteção, mas não disponibilizam esta copia para acesso do cliente. Esta cópia de segurança realizada pela Cloud Provider atende ou será necessário realizar uma cópia extra, mantendo sempre o dado disponível em pelo menos 2 discos simultaneamente? Importante salientar que se for necessária a cópia a utilização e preço do storage será duplicada; Questionamento 17: Termo de Referencia - Deverá fornecer backup automático full de 24 em 24 horas e transacional, que não inclui operações de logs, de dez em dez minutos. O backup deve estar contido no preço da USN deste item?; Questionamento 18: Termo de Referencia - "O Serviço de Suporte Técnico deverá abranger todos os serviços contratados através deste Edital." Entendemos que a Contratante fará as mudanças e configurações diretamente através da console de gerenciamento ou API. A Contratada deverá atuar somente solicitações de incidentes e nunca em solicitações de mudanças ou implementações. Estamos corretos? Caso a Contratada deve atuar em implementações ou mudança pedimos que informem o número estimado de chamados mensais com este perfil. Caso não seja possível a chegar a esta estimativa pedimos que informem qual a porcentagem de todo o ambiente a Contratada deverá realizar implementações e mudanças; Questionamento 19: Termo de Referencia NMS - A detecção da falha de um host deve acontecer em até um minuto, e a máquina virtual deve estar em operação novamente em no máximo cinco minutos (no mesmo host, caso seja possível recuperá-lo imediatamente, ou em outro host saudável). Entendemos que esta operação é automática e realizada pelo Cloud Provider. A contratada acompanhará o processo automático de recuperação de falha da VM executada pela Cloud Provider. Estamos corretos? Caso a Contratada deva ser responsável entendemos que precisaremos adicionar ferramental e participar da implantação de cada máquina virtual para garantir este requisito. É este o caso?; Questionamento 20: Termo de Referencia NMS - ...30% (trinta por cento) do valor do somatório de USNs. Este item vai contra o 21.4.4 onde a limite da multa a 10%. Entendemos que será mantido o valor máquina do item 21.4.4. Estamos corretos?; Questionamento 21: Termo de Referencia - A CONTRATADA deverá fornecer, mediante solicitação da CONTRATANTE, backup das aplicações, dados e scripts de configuração que estiverem disponíveis em nuvem, o que inclui as imagens das máquinas virtuais de aplicação, cópias dos dados armazenados em dispositivos de armazenamento em nuvem, cópias dos bancos de dados que fazem parte das topologias das aplicações da CONTRATANTE provisionadas em nuvem ou que fazem parte de topologias híbridas de aplicações. Entendemos que somente configurações realizadas pela Contratada é alvo deste requisito. A Contratante terá acesso e poderá executar modificações fora do controle da Contratada. Estamos corretos?; Questionamento 22: Termo de Referencia - Para o cumprimento do disposto no item 9.10, deverá ser utilizada a ferramenta de gestão de nuvem provida pela CONTRATADA de acordo com os requisitos definidos neste Termo de Referência. Além disso, não deverão ser utilizados serviços, protocolos ou ferramentas nativos de apenas um provedor (proprietários), salvo quando justificável tecnicamente ou por decisão de projeto/operação e autorizados formalmente pela CONTRATANTE. Entendemos que não se aplica o item 9.10 indexado. Pedimos que exemplifiquem e definam os requisitos da ferramenta de gestão de nuvem; Questionamento 23: Condições gerais - A CONTRATADA terá até 30 (trinta) dias antes do encerramento do contrato para entregar à CONTRATANTE todas as imagens de servidores virtuais, todos os dados e informações da CONTRATANTE que estejam armazenados ou hospedados no ambiente provido pela CONTRATADA, no formato OVF ou outro previamente acordado. Entendemos que todos os custos gerados pela exportação das OVF serão transformados em USNs. Estamos corretos?; Questionamento 24: Condições Gerais - A solução deverá dispor de sistema de hardware e dados para missão crítica com política de "Disaster Recovery", balanceamento, conectividade e backup/restore durante toda a vigência do contrato a garantia de Recovery Time Objective (RTO) em até 3 horas e de Recovery Point Objective (RPO) de 1 hora. Entendemos que haverá necessidade do serviço de Disaster Recovery da Cloud Provider. Este serviço é especificada para cada ambiente produtivo e depende também da aplicação em execução. Assim não é possível precificar este serviço neste momento e será solicitado e precificado futuramente. Estamos corretos? Caso contrário pedimos que detalhes e exemplifiquem quais ambiente deverão ter DR (Disaster Recovery) com estas especificações de RTO e POR; Questionamento 25: Condições Gerais - A solução deverá dispor de recursos que garantam a segurança da informação dos dados da CONTRATANTE, incluindo os seguintes itens: solução de controle de tráfego de borda do tipo firewall (norte-sul, leste/oeste, e de aplicações), solução de prevenção e detecção de intrusão (IDS/IPS) e Solução anti-DDoS. Estes recursos existem no Cloud Provider e serão adquiridos em USN quando solicitados. Estamos corretos? Ou o ambiente inicial já deverá ter estes requisitos e seu preço embutido na USN da Tabela 1?; Questionamento 26: Condições Gerais - A CONTRATADA deverá criar uma política de atualização de versão de software, indicando sua criticidade e acordar junto à CONTRATANTE qual a melhor data para ser aplicada. Para atender a este requisito entendemos que a Contratada prestará suporte não somente a plataforma cloud computing, mas também aos serviços hospedados nos servidores virtuais como sistema operacional e servidor de aplicação. Estamos corretos?". EM RESPOSTA a Unidade Requisitante esclarece que: 1) Está correto o entendimento. Lembrando que na Tabela 1, as colunas de utilização são estimativas. O pagamento é feito com base nos recursos utilizados. Vale frisar, também, que conforme página 38 do edital, a tabela de serviços prestados pode ser modificada se houver comum acordo entre as partes; 2) Não está correto o entendimento. A proposta deve conter, em separado, o valor de 60h de capacitação voltadas para o uso da ferramenta de gestão de nuvem, conforme limites da tabela 2; 3) Não está correto. A contratação é voltada apenas para os serviços de infraestrutura e capacitação no uso da ferramenta de gestão. A operação e administração da nuvem ficará a cargo da contratante. O suporte técnico, conforme pagina 40, deve ser apenas relativo à disponibilidade dos serviços, sem custo adicional para a contratante; 4) Está correto o entendimento - no entanto, a CONTRATADA responde por indisponibilidade ou falha da ferramenta de gestão de nuvem, conforme páginas 40 e 41; 5) Será cobrado em cima do valor do somatório de USNs para o serviço indisponível, utilizados no mês de aferição da disponibilidade, multiplicado por seis, até o limite de 30% (trinta por cento) do valor do somatório de USNs. Por exemplo, no caso em questão (Máquina Virtual de Uso Geral - Linux), se uma máquina virtual fique indisponível, a glosa será aplicada em cima do somatório de USNs utilizadas para o serviço. Será sempre baseada na indisponibilidade geral das instancias: caso em certo mês seja verificada disponibilidade de 99% no serviço, comprovado pela aferição da indisponibilidade das instâncias, será aplicada a glosa no pagamento de 4,446% [(99,741% - 99%)*6] sobre o somatório de USNs utilizados pela CONTRATANTE mas somente relativas àquele serviço indisponível; 6) Está correto o entendimento; 7) Em ambiguidades, prevalece a cláusula mais benéfica ao contratado; 8) Não está correto o entendimento. Conforme pagina 29, a contratada deve ser empresa autorizada a comercializar os serviços dos provedores de nuvem. O contrato será firmado entre contratante e contratada - cabendo à ultima providenciar os recursos no(s) provedor(es) de nuvem; 9) Como respondido na questão anterior, não haverá contrato direto entre a contratante e cloud provider. Não é necessário ter contrato direto com a cloud provider para disponibilização de conta. As contas podem ser criadas por meio das soluções de autenticação da própria provedora, como AWS IAM, Azure Active Directory ou Google Cloud IAM, por exemplo; 10) Estão corretos; 11) Exatamente. Conforme página 30, a Contratada poderá informar outros serviços em USN (ou unidade monetária vinculável) e também utilizar calculadora publica de preços do próprio provedor de serviço para precificar itens fora da tabela; 12) A contratada pode ajustar tanto a tabela de USNs quanto seu valor unitário. O valor final da proposta deverá ser em Reais para o máximo consumível da tabela 1 acrescidos das horas de capacitação da tabela 2; 13) Não deve ser contido. Conforme pagina 31 e 32, as maquinas devem ser contratadas com base em memoria RAM ou vCPUs; 14) Se houver custos, sua contratação somente poderá ser feita após comum acordo entre as partes. No entanto, esse item visa provisionar maquinas com imagens disponibilizadas com softwares livres e gratuitas - o outro caso seria tratado como um acréscimo à tabela de serviços; 15) Exatamente, toda as mudanças e configurações nos ambientes serão feitas diretamente pela contratante; 16) A cópia de dados interna dos cloud providers atendem à necessidade; 17) Sim, deve estar contido; 18) Estão corretos. A contratante fará as mudanças e configurações; 19) Estão corretos. Iremos acompanhar o processo de recuperação; 20) Em ambiguidades, prevalece a cláusula mais benéfica ao contratado; 21) Sim, apenas dados, aplicações e scripts de configuração da contratante. A recuperação pode ser pela plataforma da provedora ou da contratada; 22) O item apenas é uma ressalva para que as aplicações e serviços possam ser portados para outro provedor de nuvem, se necessário. Não se aplica diretamente à ferramenta de gestão de nuvem e sim aos itens da tabela 1. Entendemos que alguns itens da tabela possam ser proprietários, como Gateway de APIs, repositório de códigos gerenciado, contêineres. Esses casos entram na situação de decisão de projeto por não haverem outras alternativas dentro da plataforma; 23) Se houver custos, sim. No entanto, as cloud providers possuem recursos para exportação em que apenas é pago pelo storage, que está previsto na tabela 1. A operação e execução das exportações fica a cargo da contratante; 24) O entendimento não está correto. O disaster recovery se aplica apenas aos sistemas e infraestrutura da própria Cloud Provider e, se for o caso, à ferramenta de gestão de nuvem. Se houver falha de hardware que indisponibilize algum recurso, é esperado uma recuperação de até 3 horas; 25) Está correto. Ainda que não especificados como parte da contratação inicial, os recursos devem estar disponíveis no ambiente. Se forem contratados, o preço será em USN ou unidade vinculável; 26) Não está correto. A política de atualização apenas se aplica aos sistemas que forem de responsabilidade da CONTRATADA. No caso desse pregão, o caso se aplica apenas a plataforma de gestão de nuvem. Deste modo, permanecem inalterados os termos do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se o presente Termo, que vai assinado por todos. Eu, RAUL ATILIO CASTRO VIDAL FILHO (Presidente Substituto da CPL) o digitei, lavrei e o conferi.



Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020 - Interessado: Marcelo Von Collen Muller Thom - Ordem de Compra: 801018801002020OC00059 - ATA DE ESCLARECIMENTO e DELIBERAÇÃO - Aos 07 dias do mês de dezembro de 2020, na Cidade de São Paulo, reuniram-se os membros ao final nomeados da Comissão Permanente de Licitação nº 01, a seguir designada simplesmente Comissão, para apreciar o pedido de esclarecimento formulado por "Marcelo Von Collen Muller Thom" diante do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020, conforme segue: "1) Com relação ao descritivo do serviço de computação sem servidor, a contratante informa que "os recursos base não devem estar inclusos no preço". Entendemos que devemos considerar apenas o número de requisições/solicitações, sendo a quantidade estimada de 5 milhões por mês, com 1 GB de memória RAM e 1 núcleo, sem a necessidade de considerar outras variáveis de custo tais como duração de cada solicitação ou questões de simultaneidade provisionada. Está correto nosso entendimento?; 2) Verificamos que estão previstos apenas os serviços de treinamento mas no modelo de proposta, com valor global apenas, não é requisitado o valor dos serviços de treinamento, nem de qualquer outro serviço. Questionamos como o órgão fará o pagamento do serviço de treinamento individualizado, sem a especificação destes valores em proposta?; 3) Identificamos que o fator/valor de USN para IP Público é muito baixo, tendo uma distorção, por exemplo, em relação a cobrança de IPs dos provedores. Podemos considerar que, via de regra, os IPs estarão associados a instâncias provisionadas, na proporção estimada de 1 IP por instância?; 4) O item 1.3 da tabela 1, na página 59 é diferente da tabela 1 do item 2.1 na página 3. Há relação, quantidade de itens e números diferentes. Esta diferença pode impactar a precificação e gerar desequilíbrio ao certame. Pedimos esclarecer e confirmar qual é a tabela válida; 5) Questionamos se estão previstos outros serviços além do de treinamento? Caso positivo? Qual escopo e como devem ser incluídos na proposta?; 6) Com relação aos serviços de banco de dados relacional gerenciado (itens 19 e 20), cada tipo de banco tem custos diferentes no provedor. Como o edital pede um preço único, entendemos que devemos cotar pelo banco relacional gerenciado MySQL (gratuito) e a CONTRATANTE disponibilizará licenciamento via BYOL caso queira utilizar Microsoft SQL Server ou outro. Está correto nosso entendimento?". EM RESPOSTA a Unidade Requisitante esclarece que: 1) Está correto; 2) O modelo de proposta constante ao Edital é meramente um parâmetro para os serviços pretendidos. A empresa proponente pode subdividir tais categorias, de modo a melhor demonstrar sua precificação, desde que todos os itens sejam contemplados; 3) Se houver alguma distorção na tabela de referência, pode-se apresentar uma proposta com o valor ajustado. Lembrando que no caso de instancias provisionadas, a maioria dos provedores de nuvem do mercado fornecem um IP público atribuído de maneira gratuita. O item 18 é um item à parte; 4) Por um lapso, a Minuta de Contrato (págs 58-59) foi elaborada com o Termo de Referência antigo. A prevalência de quantitativos é do Termo de Referência do Edital Republicado em 23/11/2020, sem prejuízos das pertinentes retificações no Contrato, quando da assinatura do mesmo; 5) Além da capacitação, é previsto apenas suporte técnico à ferramenta de gestão de nuvem, caso haja. A operação e migração do ambiente ficam a cargo da contratada; 6) Estão previstos MySQL, SQL Server, MariaDB e PostgreSQL. No caso do SQL Server, se a contratada já não oferecer o serviço com a licença inclusa, sera BYOL sim, conforme página 37. Deste modo, permanecem inalterados os termos do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se o presente Termo, que vai assinado por todos. Eu, RAUL ATILIO CASTRO VIDAL FILHO (Presidente Substituto da CPL) o digitei, lavrei e o conferi.



25/SMIT/2020 - Interessado: DATARAIN - CONSULTING E SERVICOS DE TECNOLOGIA LTD. - Ordem de Compra: 801018801002020OC00059 - ATA DE ESCLARECIMENTO e DELIBERAÇÃOAos 07 dias do mês de dezembro de 2020, na Cidade de São Paulo, reuniram-se os membros ao final nomeados da Comissão Permanente de Licitação nº 01, a seguir designada simplesmente Comissão, para apreciar o pedido de esclarecimento formulado por "DATARAIN - CONSULTING E SERVICOS DE TECNOLOGIA LTD" diante do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020, conforme segue: "1. No item "11.6.5. Outros Documentos" estão especificados os anexos IV, V, VI. Essas documentações podem ser preenchidas e assinadas digitalmente, via DocuSign, pelo representante legal da empresa, sendo essa uma certificação digital com comprovação de autenticidade?; 2. No anexo II, planilha de proposta de preços: preenchemos apenas o valor total global e os dados da companhia, ou devemos preencher também o valor máximo por USN?". EM RESPOSTA a Unidade Requisitante esclarece que: 1) Serão aceitos documentos assinados digitalmente, desde que possuam mesma validade que os oficiais físicos; 2) O modelo de proposta constante ao Edital é meramente um parâmetro para os serviços pretendidos. A empresa proponente deve apresentar o descritivo detalhado dos custos dos serviços. Pode-se subdividir as categorias das tabelas, de modo a melhor demonstrar sua precificação, desde que todos os itens sejam contemplados. Deste modo, permanecem inalterados os termos do Edital do Pregão Eletrônico 25/SMIT/2020. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se o presente Termo, que vai assinado por todos. Eu, RAUL ATILIO CASTRO VIDAL FILHO (Presidente Substituto da CPL) o digitei, lavrei e o conferi.